5 vantagens do Hostel sobre o Hotel

Hostel é o que outrora era conhecido como albergue. Você não reserva um quarto ou um apartamento. Reserva apenas uma cama (geralmente beliche) e possivelmente divide o quarto com outras pessoas. Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas há diversas vantagens.

Recentemente tive minha primeira experiência num hostel. Nunca ter me hospedado num hostel começou a me incomodar. Como pretendo ser uma blogueira de viagens econômicas sem nenhuma experiência em hostel? Então surgiu a necessidade de fazer uma viagem, eu não queria (nem podia) gastar, ia ser só um dia. Decidi tentar. Vou dar spoiler: a experiência foi majoritariamente positiva. Aqui conto minhas conclusões.

1 – A diária é bem mais barata

Se eu fosse ficar num hotel gastaria pelo menos 3x mais. Se eu fosse me hospedar em um hotel dificilmente conseguiria algum 3 estrelas por menos de 150 reais a diária sem café incluso contra 50 reais que paguei na diária do hostel com café incluído.

2 – Não é tão diferente de ficar em um hotel

Eu não achei que havia tanta diferença assim em termos de qualidade. Um bom hostel é tão confortável e agradável quanto um hotel. Pra mim a principal diferença entre um hotel e um hostel é que no hostel há menos privacidade (e nem isso é regra, no hostel que eu fiquei, por exemplo, tinha uma menina sozinha em um quarto compartilhado. Ela deu a sorte – ou o azar – de não ter mais ninguém hospedado lá). E também, com exceção da noite até o início da manhã, as pessoas não ficam no quarto.

3 – Você conhece pessoas

Quando eu lia que você sempre conhece gente em hostel, eu ficava desconfiada. Mas é a mais pura verdade. Nos quartos não tem nada além de cama (nem uma tv pra contar história). Os quartos são para dormir. Então quando as pessoas estão lá e não estão dormindo, geralmente elas estão na área comum do hostel (seja na varanda, recepção ou sala de jogos). Eu não conheci muita gente, pois eu não estava a turismo, fiquei menos de 24 horas e o hostel em questão não tentava promover a interação entre os hóspedes através de atividades, mas ainda assim conheci pessoas. Joguei jogos e brinquei. Acredito que quanto mais tempo você fica, mais chance de se aproximar das pessoas, especialmente se você tiver turistando, provavelmente há muitos passeios que você planeja  que também estejam nos planos das outras pessoas.

4 – Você economiza

Os hostels geralmente tem uma cozinha completa e bem equipada. Eu não gastei dinheiro com nenhuma refeição durante meu período lá. Levei o que pretendia comer na mochila e preparei lá.

5 – Mais entretenimento pra sua viagem

Frequentemente os hostels tem sala de jogos ou outras opções de entretenimento. Existem também os chamados “hostels festivos” que promovem festas a fim de integrar os hóspedes.

6 – Dicas e recomendações mais honestas

As relações em um hostel, por mais que sejam educadas, são menos formais que em um hotel. Em um hotel não raro os funcionários estão querendo te empurrar algum serviço parceiro. Em um hostel é mais provável você descolar dicas reais e mais sinceras de habitantes locais.





 

RESERVE AQUI SEU HOSTEL. AJUDA O BLOG A CONTINUAR GERANDO CONTEÚDO SEM PAGAR A MAIS POR ISSO

Veja também

Cobrança das bagagens despachadas – Guia das... Neste artigo trago para vocês um resumo sobre a cobrança das bagagens despachadas, contendo um guia das principais companhias aéreas do país. Últim...
Meu jeito viajante de ser… Pra vocês me conhecerem melhor, vou tentar traçar meu perfil de viajante de ser, que eu considero algo intermediário entre mochileira e econômica. Gos...