Final de Semana em Ilha Grande

Ilha Grande é um paraíso que tá aqui pertinho de mim e eu nunca fui sei lá porquê. Acho que a gente não dá muito valor pro que tá perto.

Bondinho e Cristo Redentor por exemplo só visitei depois de bem adulta. Bom, então, vamos ao que importa. Ilha Grande está sob o município Angra dos Reis, é a maior ilha de Angra, ao Sul do estado, no litoral que muita gente chama de Costa Verde.

Como chegar

Só se chega por lá via mar, dã, porque é ilha. Você pode ir a partir de Mangaratiba, Angra dos Reis ou Conceição do Jacareí. Mangaratiba é o ponto mais longe do continente com o maior tempo de viagem e Conceição de Jacareí, o mais perto.

A grande concessionária, CCR Barcas, faz viagens a partir de Mangaratiba e Angra. É barato, mas só tem um horário por dia. Você pode conferir no site deles. Em Angra há outras opções para travessia, escunas, barcos, etc. Eu fui de Conceição do Jacareí por ser o ponto mais perto do continente.

Pra ir do Rio de Janeiro até lá quem faz o transporte rodoviário é a empresa Costa Verde. E aqui eu vou dar minha dica de ouro, foi algo que me deixou bastante confusa e eu cheguei a ligar pra empresa pra entender. Se você botar Rio de Janeiro x Conceição do Jacareí você vai ver poucas opções de horários de ônibus. Se você colocar Rio de Janeiro x Angra dos Reis, você vai ver um mundo de possibilidade de horários. A dúvida era, se todo ônibus que vai pra Angra necessariamente passa por Conceição do Jacareí, não tem pra onde fugir, a estrada é uma só, eu posso comprar um ônibus pra Angra e ficar em Conceição?

A resposta pra essa pergunta é sim. O ônibus é o mesmo. A diferença é que eles não abrem o bagageiro em Conceição. Você tem que levar sua mala/mochila dentro do ônibus com você. Podendo guardar ela no compartimento superior do assento. Já os ônibus que vão pra Conceição, param e abrem o bagageiro lá. É a única diferença mesmo, ambos te deixam no mesmo ponto da estrada – já que lá não tem rodoviária.

Descendo em conceição, atravesse a estrada e caminhe pra sua esquerda, comece a descer a rua, que vai te levar aos Cais. Enquanto você tiver fazendo este trajeto mil pessoas vão te assediar querendo te vender ingresso pra embarcação, 0 problemas pra comprar. Peguei um barco da Vilanova Tour, eram umas 18:30. Eu fiquei com um pouco de medo pra atravessar porque tava chovendo, relampejando, ventando e era noite, mas sobrevivi. Não enjoei. A viagem leva cerca de 20 minutos ou meia hora.

Você pode comprar ida e volta e tentar garimpar um desconto comprando os dois juntos. Coisa que eu nem me liguei. Só comprei a volta quando estava lá na Ilha. Comprei da Vilanova Tour também e voltei pra Conceição. Dessa vez fiquei super tranquila. A outra dica de ouro é que o ônibus vindo de Angra também para em Conceição, basicamente no mesmo ponto da estrada só que no sentido contrário. Peguei um Angra x Niterói. Aguardei e voltei.

Onde ficar

Bom gente o principal povoado de Ilha Grande é Abraão, com a maior infraestrutura. Há outros povoados menores. O maior vilarejo, Abraão, é bem pequeno. Eu e meus amigos nos hospedamos em lugares diferentes, mas não tivemos menor problema quanto a isso. De um ponta a outra do povoado são poucos minutos de caminhada. Se você quiser bastante agito, diria pra você se hospedar próximo ao coração do centro. Se quer uma estadia média, em volta do coração do Centro. E 100% tranquila, mais afastada do centro.

Tipos de Embarcações

Existe basicamente dois tipos de embarcação: escunas e lanchas. Nas escunas cabem mais gente, é mais lenta e mais barata. As lanchas cabe menos gente, é mais rápido e mais caro.

Uma diferença importante é que nas lanchas você pode levar suas próprias bebidas e comidas, geralmente eles tem cooler onde você pode colocar suas coisas. Na escuna não, eles monopolizam esse serviço.

Nas escunas tocam música, na real era muito comum eu ver escunas paradas no mar tocando funk altíssimo. Na escuna tem área de sombra maior, em lancha não, é possível que algumas pessoas viagem no Sol. Por outro lado dizem que escuna balança mais em alto mar, lancha só dá aquelas batidas quando a onda quebra.

Particularmente não fiz nenhum passeio de escuna e me sinto agradecida por isso. O cara que contratamos para fazer os passeios com a gente falou que escuna era “funk, cachaça e porrada”. Lógico que achei exagero. Mas depois de um incidente que eu passei não duvido não. Na praia de Freguesia de Santana, quando eu parei lá, tinha uma escuna parada lá também. Uns caras, já velhos, falaram uma besteira pra mim. Zoando meu cabelo. Só que eu tava muito espiritualizada e levei na esportiva. Se é um dia que eu tô mais dá pá virada, eu respondia a altura e sem dúvida ia começar a confusão. Achei o pessoal muito mal educado de uma maneira bem geral. Só faria passeio de escuna se tivesse com a grana bem curta. Achei que o pagamento a mais compensou.

Bom gente e tem a embarcação na qual eu fiz meus passeios que é o taxi boat. O táxi boat é pra translados curtos e rápidos, mas tem uma galera lá que tem táxi boat e faz passeio. Eu fiz e gostei. Foi mais caro que a escuna, mas mais ou menos na mesma faixa de preço da lancha. Eu achei maneiro porque foi um passeio bem privativo. Fechamos com meu grupo de amigos e fomos só nós mesmo e aí nós ficamos no controle, decidíamos pra onde iríamos e quanto tempo ficaríamos em cada lugar. Geralmente na escuna e nas lanchas você fica cerca de 50 min em cada parada.

Passeios

Lá não entra carros então o principal meio de transporte é o barco. Ou as pernas para fazer trilhas. As trilhas lá são numeradas

Ilha Grande Mapa
Mapa da ilha grande com as trilhas numeras

No sábado eu fiz um passeio parecido com a meia volta a ilha. Comprar passeios também é muito fácil. Você vai se aproximando da praia de Abraão, as pessoas vão te assediando. Eu comprei comparando preços e propostas.

Os preços de uma empresa para outra não varia muito, o negócio é meio tabelado. Como já disse fechei um táxi boat do André. Eu gostei, ele e a esposa dele são muito simpáticos, super alto astral e divertidos, deixam a gente super a vontade.

Praia da Baleia
Na praia da Baleia, uma das paradas do passeio que fiz

Enfim, a gente gostou tanto que no dia seguinte procuramos eles pra irmos pra Praia de Lopes Mendes, eles arranjaram outras pessoas para fazer esse translado com a gente e aí o preço ficou no mesmo valor que seria com qualquer outra pessoa.

Lopes Mendes é tida como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Por foto você não vê isso muito bem. A fotografia não captura a beleza de lá apropriadamente, então vou descrever. Imagina uma praia com banco de areia imenso, você caminha, caminha e caminha e o negócio não fica fundo. E agora imagine isso você conseguindo ver seus pés perfeitamente o tempo inteirinho. É muito cristalino, de verdade.

Lopes Mendes
Esse é o canto direito, com ondas e pedras. A foto nem de longe captura a beleza desse mar

O grande lance de Lopes Mendes é chegar lá, a maioria das embarcações não podem ancorar lá, então elas param na praia do Pouso e aí você faz uma trilha pra chegar até ela. Levei cerca de meia hora pra fazer a trilha, ela não é extensa, mas ela é montonhosa (como a ilha inteira), tem um hora que você soooobe e outra que você deeesce. A parte que você sobe é tristinha, mas nada o que temer. Vi vários idosos fazendo a trilha, ofegantes, parando no caminho, mas conseguindo. Trilha é isso aí, cada um no seu tempo e respeitando seus próprios limites. Eu achei a volta mais fácil que a ida.

Lopes Mendes é incrível, tem essa vegetação nativa que nos proporcionava sombras naturais. No dia que eu fui, o mar tava bem calminho, mas ela tende a ser uma praia boa pra surf. Se você quiser curtir um mar mais calmo, vá até o outro canto da praia, lá é mais tranquilo.

Eu diria que os principais passeios oferecidos são o meia-volta a ilha, cuja vantagem é passar pelas duas lagoas cristalinas (lagoa verde e lagoa azul) e algumas praias; o volta completa a ilha, chamado também de volta a ilha, que passa por várias praias famosas, mas a maioria dos roteiros não passa por nenhuma lagoa; o super sul que visita algumas praias mais distantes de Abraão. Quase todo mundo oferece os mesmo passeios, com algumas poucas variações de roteiro, você pode conferir aqui os roteiros aproximadamente detalhados.

O que eu fiquei devendo

Então gente, como um final de semana é bem pouquinho tempo naturalmente eu desejo voltar lá e fazer algumas coisas que ficaram pra trás, então eu vou listar porque vai que seu gosto é parecido com o meu.

Eu gostaria de ter ido a cachoeira da Feiticeira, eu amo cachoeiras, Queria ter ido a gruta do Acaia, nunca fui a nenhuma gruta e essa tá tão pertinho de mim, imagino que deve ser lindo. O passeio ilhas paradisíacas ou ilhas de Angra é um passeio que visita ilhas menores de Angra dos Reis que parece ser lindas. E pra finalizar o que restou do que um dia foi o presídio Cândidos Mendes.

Obs.: eu achei lá bem cara para comer, quando eu for de novo, levo vários miojos e biscoitos.