Porque me arrependi de subir a TORRE EIFFEL

O motivo porque me arrependi de subir a Torre Eiffel é muito simples: achei o custo benefício desse passeio duvidoso. Talvez dizer que tenha me arrependido pode ser exagero. Mas se eu fosse a Paris com o tanto de informação que tenho hoje, não teria ido.

A Torre Eiffel me ofereceu tão somente uma vista aérea da cidade de Paris. Vista que eu pude apreciar com o meu Museum Pass, praticamente de graça, na Catedral de Notre-Dame, em Sacre-Coeur e no Arco do Triunfo. Claro que cada vista te oferece uma perspectiva única, mas depois de 3 perspectivas, uma 4º, paga a parte, é mesmo necessária?

A vantagem da Torre Eiffel sobre as demais é que você não necessariamente sobe de escadas, tem elevador. Mas em contrapartida, para descer, a fila pra pegar o elevador dá voltas – e eu congelando enquanto esperava (já contei sobre isso nesse post aqui).

fila para descer da torre eiffel
Fila de leve pra descer da Torre Eiffel

Se você não tiver restrições de mobilidade, considere estas vistas:

1 – Catedral de Notre-Dame

Depois de ter apreciado a beleza interior da Catedral e de subir aproximadamente 400 degraus por uma escada estreita em espiral, você encontra esta vista:

View of Paris towards the east from Notre Dame.
Paris vista a oeste do topo da Catedral de Notre Dame. Autor: Julian Fong. Olha só que vista incrível: Torre Eiffel, Rio Sena, Paris…

2 – Arco do Triunfo

Eu já contei por aqui que subi o Arco do Triunfo de trouxa? Pois é, completamente contra minha vontade (estava cansada de Notre-Dame ainda). Eu só queria ver o que tinha dentro do arco, comecei a subir uns degraus e aí quando vi já não dava para voltar atrás. Mas não me arrependo, lá tem um pequeno e interessante museu.

O Arco do Triunfo é cercado por cerca de 12 avenidas, ele fica bem no meio mesmo, ou seja: não dá pra atravessar. Acredite, eu tentei. Imagine uma criança olhando para uma loja de doces sem conseguir descobrir chegar até ela? Foi exatamente eu no Arco do Triunfo. Eu o via, mas não sabia como chegar nele. Comecei a seguir umas pessoas e encontrei uma passagem subterrânea. Então é isso gente: use a passagem subterrânea se quiser vê-lo de pertinho ou mesmo subir nele.

pensativa arco do triunfo
Eu, #xatiada, pensando em como chegar no Arco do Triunfo

torre eiffel vista do arco do triunfo
Paris e Torre Eiffel vistas do Arco do Triunfo. Autor: Mxjanier

3 – Basílica de Sacré Cœur

Cansativa como todas as outras subidas, a Basílica de Sacré Cœur fica no topo de do Monte Martre, o ponto mais alto da cidade:

sagrado-coracao
Vista panorâmica da Basílica do Sagrado Coração. Autor: Joe deSousa

4 – Torre Eiffel

E finalmente a Torre Eiffel, que você paga a parte para ter:

champs de mars torre eiffel
Paris e Champs de Mars visto da Torre Eiffel

rio sena torre eiffel
Paris e Rio Sena visto da Torre Eiffel

Dessa vez a autora foi eu mesma. Quando comecei a elaborar esse post, eu tinha certeza que tinha fotografado todas as vistas. Mas quando fui checar minhas pastas, descobri que não e para não me desfazer do post, busquei as imagens e dei os devidos créditos.

Não ficou convencido? Então compre seu ticket online nesse site aqui, se poupe pelo menos da fila da bilheteria.

 

Posts Relacionados:

Veja também

(Des)construindo Paris Vejo muita gente falando que dinheiro não compra felicidade, mas você pode ficar triste em Paris. Que queria tá sofrendo em Paris. Só digo uma coisa: ...
Disneyland Paris: Devo ir? Disneyland Paris de Paris só o nome porque o parque mesmo fica em Chessy. Na verdade eu acho mais legal o nome antigo: Eurodisney! Quer saber o que ac...
Planejando a primeira Eurotrip Bom gente, vou falar um pouco da minha primeira viagem a Europa. É uma viagem que fiz em Abril/Maio. Enrolei muito para escrever sobre ela porque plan...