Roteiro gastronômico em Brasília

Roteiro gastronômico básico para visitantes de primeira viagem a Brasília.

Primeiro de tudo se você tá procurando uma dica que nunca ninguém deu antes, um lugar ainda não descoberto ou alternativo, porém ótimo, lamento te decepcionar: vai ter que  procurar um blog mais especializado (seja em gastronomia ou em Brasília). Aqui vou tratar do bê-a-bá. Do que eu fiz de acordo com as dicas que recebi e do meu gosto.

Cheguei em Brasília no horário do almoço, me dirigi ao Madero, que não é nenhuma exclusividade de Brasília, ele nem nasceu lá, mas nunca tinha tido a oportunidade de ir anteriormente. Eu ia comer tão indicado cheeseburguer, mas não resisti aos cortes argentinos. É muito gostoso, porém achei as porções pouco servidas. Uma pessoa que come bem sai com fome.

bife de chorizo com chimichurri e salada

350 gramas de bife de chorizo, chimi churri e salada. Ainda acompanha mais um acompanhamento, pequeno, à escolha

Voltei depois e comi o tal cheeseburguer. É saboroso. O blend bovino é de qualidade.  Vem com uma pequena porção de batatas fritas. Apresenta um custo x benefício melhor que os pratos com carne. Leva alface, tomate, pão fresco, queijo cheddar, carne de 180g (existe versão dupla e júnior) e maionese artesanal. O restaurante tem fila de espera, porém como só almoço às duas da tarde, a esse horário não foi preciso esperar tanto por uma mesa.

Falamos de carne. Vamos seguir em frente: frutos do mar. Fiquei com o pé atrás. Frutos do mar em Brasília? Mas nem tem mar. Me indicaram cem vezes Coco Bambu Lago Sul, que também não é exclusividade de Brasília, mas a vista para o Lago Paranoá com certeza é. Preços elevados, mas as porções servem de 2 a 4 pessoas. É o lugar para se comer camarão, que é a especialidade da casa. Camarão internacional é uma pedida clássica.

Bom, imaginem uma pessoa amante de Pizza, com P maiúsculo, que viva em um lugar sem imigração expressiva de comunidades italianas? É sofrido.  Buscando pelas melhores pizzarias de Brasília cheguei na dica da Fratello Uno Pizzaria. Foi bem do jeito que eu gosto. Massa fina, borda crocante, recheio com ingrediente de qualidade. Valentina Pizzaria também estava na lista, mas não deu tempo.

Por fim, vamos às sobremesas. Agora sim vem uma exclusividade de Brasília: Stonia Ice Creamland. Eu já sonhava com o dia em que eu pisaria em Brasília por já seguir o perfil deles no instagram. A expectativa era alta e eu não me decepcionei. Eu fui lá procurando as sobremesas bizarras que eu via nas redes sociais, uma verdadeira explosão de açúcar, como a Avalanche. Mas chegando lá eu desisti. Decidi tomar um gelato clássico mesmo. 0 arrependimento. É um sorvete de qualidade diferenciada. Olha que eu já tomei muitos nessa vida. Se eu pudesse (ou morasse em Brasília) experimentaria todos os sabores.

Esse tipo de sobremesa foi o que me chamou atenção

gelato de coco e doce de leite

Gelato de doce de leite e coco. Eu amo sorvete de coco e quase não encontro nesse sabor com boa qualidade. Muito satisfeita.

Essa sorveteria é indicação de um grande amigo que saca muito de café, faz avaliações honestas e indicações no instagram. Para um bom café em Brasília, ele é a pessoa certa! Imperdível para quem, como ele, é um apreciador.

Ainda falando de sobremesa, o bistrô Paris 6, também conta com unidades em algumas cidades ao longo do país. Mas em Brasília ele é gigante. E eu também nunca fui em nenhuma outra cidade. Apesar de ter um cardápio completo ele é famoso pelo Gran Gateau e foi isso que eu fui comer lá.

gran gateau paris 6

Também fiquei devendo uma churrascaria. Pra não errar iriamos na Fogo de Chão, mas não deu tempo.  Coisas demais para serem comidas num espaço de tempo muito curto. O nordestino Mangai também foi muito bem recomendado, mas não coube.

Gostei dos atendimentos de uma maneira geral. Eu falei a respeito disso, sobre a cordialidade dos que moram em Brasília, no artigo do city tout. Apesar da grande lotação dos lugares, não achei que havia perda significativa de eficiência. Esse roteiro foi particularmente fácil de fazer estando hospedada no setor hoteleiro norte.




Veja também

Roteiro principais pontos turísticos em Brasília Neste artigo falo do tour que eu fiz por conta própria em Brasília, passando pelos principais pontos da cidade. Eu ia fazer o city tour que qua...