Roteiro de bate e volta a Siena – o que fazer em 1 dia

Partindo de Florença é possível conhecer essa bela cidade cujo aspecto medieval encanta facilmente.  Aqui você encontrará o roteiro que eu fiz passando pelas principais e mais importantes  atrações da cidade.

Essa é uma das poucas cidades em que é mais conveniente ir de ônibus que de trem, pois o centro histórico está longe da estação de trem e bem perto do ponto de ônibus.

Esse nosso rolê começa na Piazza Salimbeni bem em frente ao Palazzo Salimbeni, charmoso palácio gótico sede do mais antigo banco do mundo em funcionamento (Monte dei Paschi di Siena).

Palazzo SalimbeniPalazzo Salimbeni

Depois fomos a Piazza del Campo, belíssima praça e coração da cidade que abriga prédios como o Palazzo Pubblico, Museo Civico, Torre del Mangia. Nesta praça ocorre Palio di Siena, uma famosa e tradicional corrida a cavalos que acontece entre Julho e Agosto, desde o século 17, com direito a trajes tradicionais, bandeiras e tudo. Se estiver visitando nessa época, vale a pena buscar sobre a programação para ver de pertinho e entender. Observe a inclinação dos prédios ao redor da praça, eu fiquei maravilhada.

Piazza del CampoPiazza del Campo

Continuamos indo a Catedral de Siena, magnífica. Visitamos também a cripta com afrescos originais da catedral e ruínas. Também parte do complexo da Catedral, existe o Museu dell’Opera Metropolitana. Florença e Siena estavam disputando grandiosidade de catedrais, mas infelizmente a Peste Negra devastou Siena e só podemos observar na lateral o que teria sido a extensão dela. Existem ingressos combinando visitas de diferentes monumentos em um mesmo ticket. Visitamos também o batistério.

Catedral de SienaCatedral

Fomos a Fontebranda, historicamente a mais importante da cidade. Linda e cheia de peixes (pelo menos no verão). Gastamos um tempinho ali nos refrescando do calor. Na Basílica di San Domenico há relicários de Santa Catarina de Siena, cujos jejuns extremos impressionam. A Casa di Santa Catarina também pode ser visitada.

Ladeira em SienaA caminho da Fontebranda passamos por essas charmosas ladeirinhas com a Basílica di San Domenico ao fundo 

Veja o mapa em outra janela




Veja também

Itália – Roteiro de 13 dias e 8 cidades Embora um país pequeno, há muito para se ver na Itália. Neste artigo trago resumidamente meu roteiro de 13 dias na Itália, mostrando as cidades pelas ...
Roteiro de Pit Stop em Verona – o que fazer No caminho de Milão para Veneza é possível desembarcar do trem, deixar as bagagens na estação e ir conhecer a cidade de Verona. Mas o que há para ver ...
Roteiro de bate e volta a Pisa e Lucca – O q... Pisa é tão pequenina que combina facilmente com uma esticadinha até Lucca. É muito comum conhecê-las num mesmo dia partindo de Florença. São du...